8 de set. de 2008

Conhecimento

Em continuidade:
O conhecimento é a soma dos três passos anteriores (Busca, Aceitação e Valoração). O processo de Conhecimento sugere ter todas as coisas catalogadas e devidamente organizadas segundo seu valor e significado. Trata-se de um processo dinâmico, pois resulta em constantes aferições e incrementos resultantes dos passos anteriores, que ocorrem simultaneamente, principalmente o da valoração. O conhecimento se faz presente e se consolida através da experiência concreta. Entretanto, deve-se considerar também o conhecimento intuitivo. Ambos se interligam para consolidação de um conhecimento cada vez mais amplo. O conhecimento não tem limites, nem barreiras, mas exige um esforço consciente da vontade humana para que ele se torne suficientemente acessível. O conhecimento, na sua essência, não é fruto de invenções teóricas do ser humano, mas adquirido através do estudo de concretos, observáveis e verificáveis, desvendados pelo ser humano. Para isto, é necessário manter todos os sentidos sempre muito ativos. O domínio do conhecimento se faz com o esforço, com a boa vontade. Exige o auxílio de métodos consistentes de catalogação, sistematização e organização. O conhecimento é resultado da ordem, da luz e do amor ao cumprimento.

Eu posso criar um “banco de dados” na minha mente acerca de tudo aquilo que foi observado e aferido no contexto da minha realidade. Entretanto, deverá ser revelado todo conhecimento que já está registrado desde sempre na minha mente superior, pois nós nos esquecemos disto. Por isto se faz necessário recordar a si mesmo para que se tenha acesso ao conhecimento de todas as coisas.

Não somos propriamente uma máquina que guarda segredos. Entretanto, todo o conhecimento está registrado em códigos universais dentro de cada um de nós. O que necessito fazer é acender-me aos níveis superiores de minha existência, para que eu possa acessar o conhecimento Cósmico Universal registrado em cada partícula de meu corpo físico, emocional, mental, mental superior e outros de nível essencialmente espiritual.

Tanto o processo de Conhecimento quanto da Valorização são processos de intenso intercambio. Da mesma forma todos os demais passos se processam com intensos intercâmbios e muitas vezes ocorrem quase que simultaneamente.

Cabe ressaltar que cada passo mencionado neste texto possui basicamente uma natureza didática, definida de maneira progressiva em direção a um nível cada vez maior de consciência. Entretanto possui uma dinâmica muito intensa podendo ocorrer ciclicamente na velocidade da luz. É como uma espiral ascendente e progressiva. Por isto é necessário manter constantemente ativado todos os sentidos, desde os mais densos aos mais sutis. Esta é a tarefa diária de cada um.

Nenhum comentário: