3 de set. de 2008

Valoração

Depois de apresentar uma visão pessoal acerca da Busca e da Aceitação hoje apresento algo sobre a Valoração. Posteriormente pretendo apresentar algo sobre o Conhecimento,a Obediência,a Comunhão e a Sabedoria.
Esses textos resumem metas individuais de crescimento e evolução em direção à uma consciência mais elevada, cujas etapas são processos internos de trabalho individual diário para tal evolução.
Para compreender melhor acerca destes processos é fundamental não só disciplina, mas a constante observação e o encontro de ressonâncias internas.
A idéia de escrever tais textos tem origens nos estudos da Árvore da Vida, cujas posições seriam as seguintes:
Busca => Malkhut.
Aceitação => Yesod.
Valoração => Hod.
Conhecimento => Netzach.
Obediência => Tiferet.
Comunhão => Gevurah.
Sabedoria => Chesed.
Seria um grande privilégio alcançar dizer algo para os níveis superiores como os que se seguem após a Sabedoria, mas esses níveis estão reservados para uma outra etapa de percepção. Mesmo estes processos que apresento já se constituem num enorme avanço que dificilmente um mortal como eu alcançaria. Entretanto aqui estou com a minha ousadia, pois para mim cada passo é como ir até as estrelas.
Ter metas é um dever que pode até não ser alcançado, mas o propósito é oferecer um sentido digno para a Vida através do exercício da Vontade e do Esforço para romper as inúmeras repetições que o ser humano ainda vive sem perceber que pode encontrar uma saída que o leve muito mais além do trivial. Assim que prossigo na minha trajetória com todas as minhas limitações, mas convicto de que apresento o melhor de mim nesta gratificante tarefa de avançar.

VALORAÇÃO

Na valoração devo incorporar as etapas da Busca e da Aceitação, pois é através desses dois passos anteriores que se alcança os dados necessários ao processo da Valoração. Nesta etapa devo ativar todos os sentidos do meu corpo físico, do meu corpo emocional, do meu corpo intelectual, do meu corpo mental superior, da minha alma, e do corpo que representa meu Espírito e a essência do que Eu Sou, para que eu possa estar corretamente sintonizado com os atributos da Criação e perceber o valor da minha existência, da minha origem e do meu destino, bem como a relação existente entre eu mesmo e o mundo no qual vivo, eu e todo universo, pois sou parte do todo. Devo definir e elucidar a minha existência e a existência de tudo que existe no âmbito da Criação. Certamente tudo tem seu valor e seu significado específico, em maior ou menor grandeza. Mas devo desvendar-me como parte de um todo pertencente ao Universo, ter a consciência muito mais além de mim mesmo.

A Valoração tem como base as Leis e os Princípios Universais. A Valoração tem como objeto a transformação e a Inteligência Construtiva. Devo observar e perceber o valor e o significado de cada coisa existente, segundo a sua origem e destinação. Nada foi criado ao acaso. Tudo tem sua função e sua razão de existir.

A definição do valor e do significado de cada coisa não deve ser proveniente de um julgamento pessoal. Existe sempre um vetor Origem-Destino que explica e mostra a equação acerca do valor e do significado de cada coisa.

Os indicadores podem ser revelados através da natureza material e divina, desde o mais visível ao mais invisível, desde o mais denso ao mais sutil. Cada evento é substância e decorre da natureza criadora que se realiza através da inteligência construtiva. Estou num universo vivo, que vibra a partir da mais “insignificante” das partículas como o átomo, que permite construir ou destruir, segundo a maneira como é utilizada. Ou seja, se tudo vibra é porque possui uma certa quantidade de energia. Até o pensamento vibra, é energia. A palavra (oral ou escrita) vibra, é energia, todas as coisas visíveis e não invisíveis vibram, são energias. Cabe à mim perceber a vibração e a energia que porta cada coisa, pois isto será uma parte do processo que revela o valor e o significado de cada coisa.
Cabe ressaltar que não é apenas o sentido de utilidade que determina o valor de cada coisa.
Meu foco aqui é Universal, tem atributos de uma existência ativa, cuja base é a Criação.

Nenhum comentário: